Dizem por aí (VIII)…

A coisa começou mais ou menos assim: algum amiguinho reclamou do frio/neve/inverno*, não lembro bem o quê, no facebook;  nisso um amiguinho québécois soltou um ‘les chochottes’ para os reclamões… meus neurônios deram um curto porque ‘chochotte’ soa um tanto quanto o nome que muitos dão à genitália feminina. E, tendo pescado o sentido pelo contexto, achei a coisa mais rude de todos os tempos.

Poxa… usar a genitália feminina** para ‘xingar’ gente reclamona é dose. E sim, devo ter soltado um “How rude!” pro computador. E sim, falo “How rude!” por ter assistido ‘Full House’, judge me. ;)

Mas voltado ao assunto, descobri que chochotte não tem nada a ver com xoxota (etimologicamente falando). Mas tem a ver com feminidade. Chamar um homem de chochotte, é chamá-lo afeminado, um equivalente ao uso do ‘viadinho’ na péssima gíria paulistana (das coisas que eu não sinto saudade), e em inglês, sissy ou wuss.

Pois é, não melhorou… continua sendo rude, e machista. E eu, eu sou hipócrita: em português, uso o termo ‘porra’ e ‘caralho’ pra tudo.

:)

* Dos posts que estavam no rascunho há tempos…

** E por falar na vagina, essa coluna da Eliane Brum está boa demais!

Um pensamento sobre “Dizem por aí (VIII)…

  1. Incrível como as gírias e termos ofensivos usam termos referentes ao feminino para achincalhar, né? É nessas horas que a gente mais repara que a sociedade ocidental, apesar de posar de ‘pra frente’ e criticar duramente outras culturas consideradas machistas, na verdade enrola o próprio rabo e senta em cima. Aqui, como em outros lugares do mundo, o feminino ainda é considerado ruim. Afinal, em francês é bastante usada a expressão ‘jouer comme une fille’, ou seja, jogar mal… =/

    (Mas eu ainda acho a condição feminina aqui incomparavelmente melhor que em terra brasilis, só pra constar, hehehe!)

Deixe um comentário

