Das ‘pequenas’ diferenças que ainda me surpreendem…

Depois de 3 anos presa a um contrato com uma operadora de celular, resolvi mudar… Uma questão de diminuir o valor da conta no fim do mês, e não insatisfação com sinal/serviço/etc. Não me lembro de como a portabilidade funciona em Terra Brasilis, mas aqui foi tudo muito simples, coisa de 15 minutos.

Hoje recebo um email com a minha última fatura com a operadora antiga e, antes mesmo de abri-la, já estava preparando meu espírito para uma cobrança indevida, dor de cabeça, yada yada. Mas não… os cálculos estavam corretos e eu recebi o crédito que eu suspeitava ser devido. O problema? Ainda não sei como fazer para recuperar esse dindin (talvez esteja aí a questão que me dará dor de cabeça? hehe).

O fato é que acho tão triste que o Brasil me programou a esperar desonestidade alheia (seja de empresas, pessoas, etc). Outro dia reclamando do processo para ter o reembolso do plano de saúde (acho arcaico), uma prima me perguntou se ‘pelo menos funcionava’. E no meu caso, sempre funcionou. Eu junto os recibos e tudo sempre foi reembolsado, nos termos do meu plano, sem questionamentos, dentro de um prazo razoável (seria mais rápido se o processo não fosse tão arcaico… hehe).

Enfim, sinto que a grande diferença é que aqui algumas coisas podem ser mais atrasadas (preencher formulário em papel e mandar por correio como única opção, por exemplo), mas lei, contratos e afins são, na maioria das vezes, cumpridos. No Brasil, empresas já fazem seu planejamento pensando em não cumprir nada, oferecer aquém, ter despesas judiciais, esperar até o último momento para oferecer aquilo que é, tecnicamente, a sua razão de existir.

:)

Deixe um comentário

