Não é fácil ser verde (II)…

Hey peeps!

IMG_2854

Hoje resolvi falar um pouquinho sobre uma das coisas ‘verdes’ que eu mais gosto por aqui… Os co-ops ou coops!

Cooperativas de consumo não são novidade, pelo menos não para mim… Desde que me conheço por gente minha família faz parte de uma (em época em que as grandes redes do supermercados quase não existiam, Santo André era (e ainda é) a terra das cooperativas). O que eu vejo de diferente é que aqui, quando se fala em coop, se fala em produtos orgânicos, ou locais, ou eco, enfim… fala-se de consumo responsável.

Eu já frequentei duas… A La Maison Verte, quando morava em NDG (eu não era cooperada) e agora a Du Grand Orme em Ste-Anne (sou cooperada). E adoro! Entre os produtos frescos do marché e a coop, sobra muito pouco para ser comprado no supermercado comum. Minha pele anda agradecendo (espinhas diminuiram, dermatites diminuiram) e minhas papilas gustativas também! Fora que coops normalmente são locais onde a comunidade se encontra para atividades interessantes… A de Ste-Anne tem um jardim comunitário, exibição de filmes ao ar livre, grupos de aleitamento, bricadeira, tricô, línguas, etc.

E como estamos falando de compras, fica aqui outras dicas de compras ‘verdes’:

Éco-quartiers – sempre um dos melhores pontos de partida para conhecer as iniciativas ‘verdes’ do bairro;

Marché Tau – rede de supermercados ‘orgânico’;

Rachelle-Bery – outra rede de supermercados ‘orgânico’;

Healthtree – supermercado ‘orgânico’ em West Island;

Marchés publics de Montréal – para saber mais sobre o Jean-Talon, Atwater, Maisonneuve e de Lachine.

Suuuper difícil ser verde, néam!?

:)

5 pensamentos sobre “Não é fácil ser verde (II)…

  1. otimas dicas, ju.
    o que acho mais dificil em ser verde sao coisas como: so comer as frutas da estacao, so comprar producoes locais. nos acostumamos a ter sushi, comida indiana e churrasco no mesmo lugar e nao sabemos dar o tempo e o lugar a natureza de oferecer o que faz sentido naquele hemisferio / latitude…

    • Eu tenho tentado so comer as frutas/legumes da estação (ou estocar para o inverno, no caso das berries) e locais, mas eh dificil…

      Minha regrinha é ir primeiro para o marché des farmier, em seguida no coop, e só depois ir para o mercado comum… Hoje eu reduzi minhas idas ao Wal Mart / Maxi, por exemplo, em uma vez a cada 2 meses (para comprar papel higiênico / toalha de papel – pq eu não consigo usar os écolos, shame on me!)…

      Fora de casa eu definitivamente não sou tão regrada assim… haha…

Deixe um comentário

