Eu Li…

‘Life of Pi’ do Yann Martel.

Foram mais de dois meses, trocentas renovações e eu ainda não sei o que pensar desse livro.

Não assisti o filme, então não é exatamente uma questão de tentar comparar os dois. O fato é que não achei ele tão maravilhoso como muita gente achou. Mas também não detestei – é um livro interessante, mas que a meu ver tem pontos altos (bem altos) e baixos.

A história tem um final feliz, e o leitor já fica sabendo no início da narrativa. No final, um dos personagens fala que a história com o tigre é a melhor – eu fiquei na dúvida… Se fé e razão são elementos importantes, terminei o livro achando que, por não ser uma pessoa de fé, faltou um pouco de conexão.

 Enfim… ‘Life of Pi’ não é uma obra prima, não me deu um ‘soco no estômago’, não me fez refletir sobre absolutamente nada. Apesar de tudo isso, achei um bom exemplar de literatura canadense contemporânea. Sei que parece um pouco contraditório, mas achei que tudo o que eu li até agora de autores canadenses anglófonos está  mais ou menos no mesmo nível, bom, mas não fantástico.

:)

4 pensamentos sobre “Eu Li…

  1. e é francamente inspirada de *Max e os felinos*, do brasileiro Moacyr Scliar.
    quando li que o autor de Life of Pi desmereceu o trabalho brasuca, peguei raiva e fiz como criança birrenta *nao li e nao gostei* …. e nao vi o filme tb ….

    • Esqueci de mencionar esse causo! E fiquei sabendo dessa história quando estava no comecinho do livro – certeza que foi uma das razões de eu ter demorado na leitura. Não li o livro do Scliar, mas fiquei com vontade de ler só para poder comparar…

  2. Eu assisti o filme e até gostei, mas não tenho nenhum interesse em ler o livro… Achei que o bom do filme foi mais a fotografia fantástica e a atuação dos atores, que é muito boa. As cenas são liiiindas e a história é bem contada, mas também fiquei com essa sensação no final de “se a história com o tigre é mais legal, quer dizer que minha vida é menos legal porque eu não sou uma pessoa de fé?” Rsrsrs… E não, eu realmente NÃO acho que a minha perspectiva seja a menos legal… =P

    Eu não conheço autores canadenses anglófonos, mas dos francófonos eu gostei muito, mas MUITO mesmo da Anne Hébert… Acho que é porque o estilo dela de escrever me lembra autoras de quem eu gosto bastante, como a Virgínia Wolf, mas é aquele tipo de literatura que a gente precisa estar “inspirada” pra ler, caso contrário pode ser bem chatinha!

    Beijos,
    Lidia.

  3. IIixxxii eu não interpretei assim não. Eu vi o filme e não li o livro e sinceramente, não tenho vontade nenhuma em lê-lo. Eu achei bem ao contrário, achei que no final ele diz que “fé e religião” são bobagens. Me pareceu uma história sem nexo. No início, ainda achei interessante mas logo que começa a história em si – dessa luta de sobrevivência – tudo fica muito confuso e sem nexo algum. Nenhuma das pessoas que viram o filme comigo gostou do filme e todas acharam uma doideira! rs Meu pai já viu com outros olhos que eu acho que não tem muito a ver não, só tem a ver se vc pensar pela lógica onde 2+2 =4. Ele diz que quando a pessoa está em perigo constante ela consegue desenvolver , digamos, uma luta maior pela sobrevivencia. Pois se o tigre não tivesse ali, ele teria morrido pois ele não teria uma tensão para lutar., um desafio. sei lá. Achei que o filme tem muitos efeitos visuais, e acho que só por esse lado ele é bom, visto que todos os animais são de mentira etc. Mas isso pra mim não é o suficiente para ser um bom filme. Enfim, achei muito louco rs e fiquei sem entender porque no final ele meio que desmente a hitória toda. Anyway, e confesso que fiquei chocada quando vi que autor era canadense! kkkkk Bom final de semana pra ti! (:

Deixe um comentário

