Meme literário 2012 – parte 2…

Part deux! (que era para eu ter postado no dia 5… ah, essa vida que impede de escrever posts longos… ;)

16 – O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho?

Se eu não estiver envolvida com um livro eu paro. Outra razão é a dos livros da biblioteca entrarem na frente dos livros comprados, ou seja, sempre tem um livro largado pela metade aqui em casa (‘Just Kids’ da Patti Smith é um deles).

17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura?

A literatura tem mesmo que ter um propósito? (preguiça crônica de escrever sobre o assunto)

18 – Você costumar ler e-books?

Não… o roomba e o e-reader estão na minha lista de ‘coisas a se consumir’, mas sempre ficam em segundo plano…

19 – O que você acha da elitização da literatura?

“Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?”

A literatura sempre foi elitizada, não? Eu tendo para os ‘clássicos’ e, com tanto tempo que já perco lendo a chuva de informação infinita que é a internet (às vezes tenho vontade de deletar meus ‘n’ feeds) penso que meu tempo tem que ser gasto lendo bons livros (ou best sellers que me deixem curiosa). Julgo quem só lê best-seller ou livro de banca? Julgo um pouquinho sim, para ser honesta, mas não condeno – cada um tem que ser livre para ler o quê gosta. Tenho meus preconceitos literários (Paulo Coelho é um deles), mas às vezes acho que deveria ler Paulo Coelho para ter um conceito ao invés de um pré-.

20 – Cite 3 livros especiais na sua vida.

‘Sozinha no mundo’, Marcos Rey. Um livro infanto-juvenil, devo der lido aos 10 anos, me fez pensar (e me preocupar) muito sobre o que seria de mim se minha mãe morresse…

‘Franny  and Zooey’, J.D. Salinger. Um livro que me balançou.

‘A Spaniard in the Works’, John Lennon. Já falei dele aqui e aqui.

21 – Cite 3 personagens literários favoritos.

– Mr. Darcy. Ainda super influenciada pelo Colin Firth… Le sigh…

– Alice, a que caiu numa toca de coelho e foi parar no país das maravilhas.

– A família Glass.

22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.

– Salinger – uma paixão recente. Ele escreve divinamente.

– Machado de Assis. Antes dele já tinha lido Camões, Eça de Queiroz e outros autores portugueses e brasileiros conceituados… tudo para a escola, confesso… mas Machado foi o primeiro que me fez pensar em ‘genialidade’ na escrita. Foi o primeiro cujo talento com as palavras me tocou de uma forma mais pessoal… Meu primeiro ‘soco no estômago’ literário começou com “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.” e terminou com “— Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” E, numa pequena nota, o MEC disponibiliza a obra completa do Machado aqui.

– Clarice Lispector. Na minha humilde opinião a melhor escritora em língua portuguesa.

23 – Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto?

Estou sempre aberta a ler gêneros / autores que eu não li antes… desde que venham com algum tipo de recomendação (amigos, algum prêmio, etc).

24 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando.

Mantenho a escolha de 2011. “Harry Potter, eu acho… peguei para ler por curiosidade… minha prima, na época criança, que odiava ler (!!), devorava a coleção com afinco. Fiquei intrigada, mas não achei que fosse gostar… gostei.”

25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando.

Mantenho a escolha de 2011. ““J. D. Salinger, A Life” do Kenneth Slawenski. Era uma das biografias que eu queria comprar, junto com a da Patti Smith e do Keith Richards, ainda bem que não comprei… Ainda não desisti da leitura, mas ela simplesmente não flui.” Atualizando, eu desisti da leitura.

26 – Fale de alguns hábitos literários seus.

Meu horário preferido para ler é pela manhã… sábados e domingos são dias de enrolar na cama com um livro…

Gosto de parar a leitura no fim de um capítulo. No transporte público fica difícil, mas, em casa, não paro de ler enquanto o capítulo não termina.

Às vezes pulo capítulos para ver o que vai acontecer com o avançar da narrativa. Hoje faço menos, mas sempre me pego folheando os últimos capítulos.

Tenho tendência a ler vários livros de um mesmo autor (quando eu me encanto com o primeiro livro lido). Ou mesmo quando eu não gosto muito do primeiro, tento ler mais um, só pra ter certeza.

Eu leio mais autores de língua portuguesa e inglesa, por questão de domínio do idioma… Gosto de ler no idioma original e sempre que termino uma tradução desconfio que parte da genialidade de um autor se perdeu entre um idioma e outro…

27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu.

São vários, mas penso que grande parte deles são de autores do leste europeu… li um pouco de Dostoievski, Gogol, e muita coisa pela metade. Depois que eu tentei ler ‘Guerra e Paz’ (em português, numa tradução do inglês, se não me engano) e fiquei desencantada, coloquei na cabeça que a culpa era da tradução. Eu sei que hoje existem vários livros com traduções diretas do russo (e eu poderia ler uma tradução em inglês também), mas eu não tenho nada em mãos. Estou pensando seriamente em adicionar ‘Vladimir Ilitch Lenin’ do Maiakóvski, com tradução da Zoia Prestes, à minha lista de livros a serem trazidos do Brasil.

28 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”.

‘Persuasion’, Jane Austen

‘Juliet Naked’, Nick Hornsby

‘Life’, Keith Richards

‘The Secret Garden’, Frances Hodgson Burnett

‘Mémoires d’une jeune fille rangée’, Simone de Beauvoir

Dei uma olhada na minha pilha de dois anos atrás… não li nenhum deles…

29 – Qual foi o último livro que você comprou?

‘The Secret Garden’, que estava numa pilha de superliquidação da Chapters.

30 – Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou?

Eu gostei de ler todos os livros que eu terminei de ler esse ano. Como eu não terminei ‘A Game of Thrones’, voto nele.

31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou?

‘Summertime’, J.M. Coetzee. Não cheguei a falar dele aqui, mas ando gostando bastante da prosa do Coetzee. E, considerando o numero de obras dele lidas nos últimos meses, posso dizer que 2012 foi o Ano Coetzee (2010 foi Salinger e 2011 foi… Hergé! :)

Finis.

:)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Meme literário 2012 – parte 2…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s