Meme literário 2012 – parte 1…

Fiz o meme em 2010 e em 2011. Em setembro fui até proativa e entrei no blog da Happy Batatinha para ver as perguntas e até tentar me programar para postar todos os dias e participar oficialmente da coisa… Mas acho que me adiantei demais e ainda não tinha nada sobre o meme literário… e aí eu me esqueci do assunto… e só fui lembrar dele novamente quando a Ana Paula do Colorida Vida fez o seu primeiro post. E como eu acho gostosa essa brincadeira, farei um meme atrasado e em 2 partes apenas…

01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando? A Game of Thrones, George R.R. Martin. Adoro ‘Senhor dos Anéis’ e Tolkien em geral, adoro o seriado, achei que adoraria o livro, mas a leitura não fluiu. Considerando que tenho que devolve-lo hoje, que já foram duas renovações, e que estou bem no início ainda, não sei bem se vai ser um dos livros que vou terminar…

02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Último livro que li foi Paul au Parc, antes dele li Darkly Dreaming Dexter… já falei um pouco deles aqui no blog. O próximo livro será ‘Youth’ do J.M. Coetzee, também para o meu desafio literário. Tinha originalmente escolhido ‘Boyhood’, por ser o primeiro da série de ‘memórias’ do Coetzee, mas, considerando que a biblioteca de Ste-Anne não tem um exemplar de ‘Boyhood’ e que eu já li ‘Summertime’, o terceiro da série, penso que ler essas memórias de trás pra frente não vai ser de todo ruim.

03 – Como você escolhe seus livros? Não tenho muito método. Normalmente escolho por autor, às vezes por indicação, mas, mais do que isso, hoje é a disponibilidade na biblioteca que exerce maior influência na minha escolha.

04 – Você costuma ler certo livro só porque ele está em voga? Já li muito livro por estar em voga. ‘Crepúsculo’ foi um deles, ‘Harry Potter’ foi também, e acho que ‘A Game of Thrones’ de certa forma entra nessa categoria – ele está em voga, mas quis ler mais por conta do seriado do que por qualquer outra coisa. Não li a trilogia Millennium, não li ‘Hunger Games’, definitivamente não vou ler ‘Fifty Shades of Grey’. Ou seja, até leio o que está em voga, mas normalmente porque ele me deixou curiosa por algum outro motivo  (ex.: a prima de 9 anos que odiava ler, e, no entanto, lia Harry Potter vorazmente; a amiga que insistiu tanto para eu ler ‘Twilight’ que me emprestou sua cópia).

05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Li muito gibi na infância. Li X-Men na adolescência. Hoje, com a exceção de Paul e Tintin, que li muito nos últimos 2 anos, comics não fazem muito parte da minha vida. Não que eu não goste do gênero, mas não sei muito bem onde começar…

06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. Não consigo pensar em apenas um. Mas, se tenho que escolher apenas um, fico com ‘Alice’s Adventures in Wonderland’ do Lewis Carroll.

07 – Você já pensou em escrever um livro? Não. Acho que ficaria sem estômago de tantas úlceras com a pressão de se escrever e publicar um livro.

08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Considerando que eu ainda não terminei de ler o último Harry Potter (e eu já assisti o filme por sinal – não sou normal, eu sei) exatamente por esse motivo, fico com ‘Harry Potter and the Deathly Hallows’. Toda vez que eu começo a ler, dá aquele aperto, e eu paro. Se um dia J.K. Rowling resolver fazer mais uns milhões e lançar um novo livro da série, eu termino ‘Deathly Hallows’ :)

09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? Não sou exatamente contra, mas acho que essa tendência do mercado editorial acaba produzindo sequências muito ruins…  um dos motivos de eu enrolar para ler ‘A Game of Thrones’ é por que eu sei que a história descamba lá pelo 3˚ ou 4˚ livro e eu não sei se eu quero investir meu tempo com um autor que eu vou maldizer depois (ex.: Stephenie Meyer). Tentarei ler alguma outra série de livros? Se forem bons, não vejo razão para não ler.

10 – Spoilers te assustam? Oi? Eu sou a pessoa que se recusa a ler o último livro do Harry Potter mesmo já tendo assistido o filme!! Óbvio que spoilers não me assustam.

11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Um bom escritor é aquele que me dá ‘socos no estômago’. É essa a forma que eu gosto de descrever a sensação de ler algo que eu acho fantástico… eu tenho que parar, soltar o ar que ficou preso, respirar fundo, ler mais algumas vezes e contemplar a genialidade daquelas palavras, construções, etc. Um grande livro é aquele que me transforma.

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Nunca pensei em preferência de livros desta forma. Para mim tanto faz.

13 – Cite um trecho de um livro que você gosta. “(Mas e eu? E eu que estou contando esta história que nunca me aconteceu e nem a ninguém que eu conheça? Fico abismado por saber tanto a verdade. Será que o meu ofício doloroso é o de adivinhar na carne a verdade que ninguém quer enxergar? Se sei quase tudo de Macabéa é que já peguei uma vez de relance o olhar de uma nordestina amarelada. Esse relance me deu ela de corpo inteiro. Quanto ao paraibano, na certa devo ter-lhe fotografado mentalmente a cara – e quando se presta atenção espontânea e virgem de imposições, quando se presta atenção a cara diz quase tudo.)” ‘A hora da estrela’, Clarice Lispector.

Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? Quem me conhece sabe que sou rata de biblioteca. Sempre fui… frequentei muito as bibliotecas das escolas onde eu estudei, das escolas onde minha mãe deu aulas, a biblioteca municipal de Sto Andre, a Grande Bibliothèque e agora a biblioteca de Ste Anne. Sempre fui de pegar muito mais livros do que consigo ler, e de ter pilhas de livros da biblioteca em casa. Às vezes acho que deveria ser bibliotecária.

15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria? Tenho ascendente em libra e não consigo escolher um só ;) Como estou tentando trazer um dos três livros abaixo do Brasil, fiz a lista tríplice e deixei a alma caridosa que vai trazer para mim escolher o que for mais fácil: – ‘Budapeste’ do Chico Buarque; – ‘Lavoura Arcaica’ do Raduan Nassar; – ‘As meninas’ da Lygia Fagundes Telles. Estou com mais vontade de ler ‘Lavoura Arcaica’, mas acho que Chico vai ser mais fácil de se encontrar…

Continua… :)

Anúncios

7 pensamentos sobre “Meme literário 2012 – parte 1…

  1. Bom, eu vi todos os filmes do Harry Potter e parei na metade do 4º livro. Detalhe: Tenho todos os livros da série em pt e inglês. rs
    Nunca li Crepúsculo e nunca vou ler. Assim como ‘Fifty Shades of Grey’ – que prefiro não dizer nada sobre – e outros. Acho que atualmente há um investimento, digamos assim, em assuntos violentos, negativos etc e isso, de verdade, me assusta.

    • No Brasil considerava mainstream aquilo que eu via o povo lendo no transporte público e, até eu vir pra cá, as obras que eu mais via
      eram Crepúsculo, Millenium e Harry Potter. Eu confesso que nunca tive nem curiosidade de saber da história de Millenium, mesmo com alguns amigos falando muito bem dos livros… Se eu topar com um deles na biblioteca, vou dar uma folheada! Quem sabe eu não me surpreendo! :)

      • Na semana passada eu vi várias mulheres lendo “50 tons de cinza” no ônibus e no Metrô. Este livro não é um softporn? Não é esquisito ler isso em público? Provavelmente algumas leitoras ficam animadas…

  2. Após ler a segunda parte do meme, voltei aqui para reler a primeira! Vi que você quer “Budapeste” do Chico… tenho quase certeza que o vi na Grande Bibliothèque outro dia, na sessão de livros em português! Dê uma olhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s