Eu li…

‘Paul au parc’ do Michel Rabagliati.

Eu já contei aqui que sou fã da série Paul.  Já li todos, e acho que leria todos novamente. ‘Paul au parc’ é o mais novo livro da série, que eu comprei logo no lançamento já que eu não queria esperar pela disponibilidade da biblioteca e que ficou no criado mudo esperando ser lido até agora. (O que eu posso dizer? Meu lema de vida é: ‘livro comprado é livro não lido’. Mea culpa, mea maxima culpa.)

Para variar um pouco, adorei. Desta vez somos transportados à Montreal de 1970, Paul com uns 11 anos, com direito a muito escotismo (O que eu posso dizer? ‘Uma vez escoteiro, sempre escoteiro’ :), primeiro beijo, FLQ e crise de outubro.

E falando em FLQ e em crise de outubro, e de como Paul cresce num momento extremamente importante para a formação do Québec que temos hoje, e da forma como Rabagliati evoca o imaginário coletivo québécois; toda vez que leio Paul, me vem à cabeça Mario de Andrade, Macunaíma e formação de uma identidade / herói nacional. Queria me aprofundar um pouco mais no assunto, mas acho que isso é papo de boteco, com uma cervejinha e petisquetes acompanhando.

Divagações à parte, sempre recomendo a série Paul ao amigos, narrativa gostosa, estórias tocantes… a simplicidade do Rabagliati diz muito.

2 down, 10 to go.

:)

3 pensamentos sobre “Eu li…

  1. Pingback: Meme literário 2012 – parte 1… | Aurora Borealis

  2. Pingback: MBAM & La Pastèque… | Aurora Borealis

Deixe um comentário

