Desafio literário 2012 / 2013…

O Labor Day ou Fête du travail marca o início do novo ano acadêmico por essas bandas…. e, no meu caso particular, 31 de agosto marca o fim do ano fiscal da empresa, dia em que trabalho mais e fico mais estressadinha para que o fechamento aconteça sem nenhum problema…

E aí que, depois de tão pouco tempo no hemisfério norte, essa junção de recomeços ao meu redor, mais a mudança de estação, mais o feriado, me faz também querer começar alguma coisa… E como não volto às aulas, e como ando lendo muuuito pouco ultimamente (as horas diárias que eu passava no busão faziam a diferença no meu ritmo de leitura), resolvi aderir ao desafio literário de 2012. Versão hemisfério norte, já que o ano novo começa djá ;)

Só que, apesar de eu ter gostado bastante dos temas escolhidos para cada mês, eu já estou com o Darkly Dreaming Dexter em casa, e empolgada para começar a lê-lo; o que me fez inverter o tema de dois meses já que não basta aderir ao desafio com meses de atraso, tem que alterar a estrutura também, (ói como eu sou não conformista!, coff coff, preguiçosa!).

Bom, olhem só as minhas escolhas:

Setembro 2012
Serial Killer – O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro,homicídios seriados.
‘Darkly Dreaming Dexter’ – Jeff Lindsay
Outubro 2012
Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.
Os livros do Michel Rabagliati contam como graphic novel?! Se sim, minha escolha é ‘Paul au Parc’. Se não, preciso pesquisar mais antes de fazer uma escolha… honestamente não sei a diferença técnica entre comics, comic book e graphic novels…
Novembro 2012
Escritor(a) africano – que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.
‘Boyhood: Scenes from a provincial life’ – J.M. Coetzee 
Dezembro 2012
Poesia –  A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias…, em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)
No momento tento ler uma coletânea de poemas da Sylvia Plath que eu peguei na biblioteca e estou achando extremamente difícil ler uma obra de poemas do começo ao fim… realmente prefiro ler poemas em doses homeopáticas… sem ordem nenhuma. Masss, tentarei ler Mensagem do Fernando Pessoa (ou algum outro livro de poemas que tenho em casa).
Janeiro  2013
Literatura Gastronômica – mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.  ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.
‘My life in France’ da Julia Child foi o único livro desse gênero que eu me interessei em ler. Preciso pesquisar mais sobre as opções antes de fechar minha escolha, mas, a princípio fico com ‘A Homemade Life’ da Molly Wizenberg.
Fevereiro  2013
Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título contenha nome próprio – e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas! Sem complementos tais com verbo, advérbio, adjetivo e outros. Pronomes de tratamento estão valendo.
Estou entre: ‘Emma’ – Jane Austen e ‘Jane Eyre’ – Charlotte Brontë
Março 2013
Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc…).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.
Não tenho idéia… ainda…
Abril 2013
Escritor(a) oriental – que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc…
Também não tenho idéia… ainda… preciso checar o acervo da biblioteca antes de escolher alguma coisa.
Maio 2013
Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.
‘A Farewell to Arms’ – Ernest Hemmingway
Junho 2013
Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado  ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.
Novamente, preciso ver o que há de disponível na biblioteca, mas estou entre os seguintes: ‘The Sleeper Awakes’ do H.G. Wells, ‘Slaughterhouse-Five’ do Kurt Vonnegut (acho que é a minha primeira opção), ‘A Connecticut Yankee in King Arthur’s Court’ do Mark Twain e ‘A Christmas Carol’ do Dickens.
Julho 2013
Prêmio Jabuti –  Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções:  Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio. Clique no link abaixo e pesquise:  http://www.premiojabuti.com.br/edicoes-anteriores
Difícil escolher… especialmente pq, até onde vi, só tenho ‘A hora da estrela’ aqui em casa. E não queria repetir leitura. Até onde pesquisei, estão na minha lista provisória ‘Lavoura Arcaica’ do Raduan Nassar , ‘Benjamim’ do Chico Buarque e ‘As meninas’ da Lygia Fagundes Telles. Será que alguma alma caridosa de passagem pelo Brasil faria o favor de comprar um desses livros pra mim? ;)
Agosto 2013
Terror – O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem…) como as narrativas com personagens humanos.
Ainda não bati o martelo, mas estou entre ‘Dracula’ de Bram Stoker, e algum livro do Stephen King (‘Carrie’, ‘The Shining’ e ‘It’ em especial).
E é isso… em 30 dias volto com um update sobre o assunto… espero, realmente, conseguir manter o ritmo de 1 livro por mês…
;)
Anúncios

9 pensamentos sobre “Desafio literário 2012 / 2013…

  1. Olá Ju,

    Eu gostaria de fazer coisa parecida, mas sei que não daria certo neste momento. Muitas vezes eu consigo terminar um livro em semanas, mas se o livro é ruim acabo colocando tanto empecilho que não termino.

    Mas resolvi comentar só pra dizer que se vc ainda não sabe sobre um escritor oriental, acho que vc podia dar uma outra chance pro Kazuo Ishiguro. Lembro que vc não gostou muito do livro dele Never let me go, mas acho que você devia tentar de novo com o livro A pale view of hills ou When We Were Orphans. Talvez vc não goste pq a narrativa continua a mesma, mas talvez essas histórias te prendam mais…

    Enfim, só uma sugestão, se vc ler algum outro e adorar, fala aí q vou querer ler tb!

    bjao

  2. Eu já poderia fazer este projeto rs porque eu não leio serial killer e nem terror rs e confesso que tenho preconceito com literatura oriental. Mas bem, se for algo ligado a religião eu leria. rs
    Em relação ao post anterior quero dizer que li o post mas não comentei nada porque não soube o que dizer. É chato mesmo quando as coisas acontecem e a gente tá longe. Mas eu acredito que nada acaba somente se transforma. Força pra ti!!!

    Ah em relação ao livro posso te enviar o livro do Chico com prazer!
    Bjs Tati

  3. Pingback: Sobre o tempo (ou das desculpas esfarrapadas II)… | Aurora Borealis

  4. Pingback: Eu li… | Aurora Borealis

  5. Pingback: Eu li… | Aurora Borealis

  6. Pingback: Eu li… | Aurora Borealis

  7. Pingback: Eu li… | Aurora Borealis

  8. Pingback: Eu li… | Aurora Borealis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s