Mont-Mégantic, ou de como eu perdi uma aurora boreal…

Hey peeps!

No último fim de semana fiz algo que não fazia há muito tempo… Acampei!!

Minha casa…

Acho que quase todo mundo sabe que acampar é algo muito comum para os canadenses… e, por consequência, essa terra é muito bem servida de locais para tanto… E não falo apenas dos parques nacionais ou provinciais! Definindo um local, é certeza que existirá pelo menos um camping privado nas redondezas…

Bão, minha vontade de conhecer o Mont-Mégantic já vinha de longa data… não lembro exatamente onde, mas li sobre o observatório, os tours noturnos para ver as estrelas e já foi o suficiente para entrar na minha lista de ‘lugares do Québec a serem conhecidos’. E o útil uniu-se ao agradável quando amigos comentaram que iriam acampar lá… o resto é história… :)

Vou dizer, acampar no Québec (e no resto do Canadá e provavelmente nos EUA também) é super tranquilo… infra muito boa – ficamos num camping com água mas sem energia elétrica, com banheiros/chuveiros próximos, e, sendo honesta, poderia ter ficado bem mais tempo por lá… Afinal, olhem só o vistão (um pouco prejudicado por conta de uma inversão térmica):

O parque é enoooorme e o setor que ficamos (Franceville) é mais afastado da parte (que eu considero) mais legal do parque: o Mont-Mégantic e o Mont-Saint-Joseph. Não deu tempo de subir o Mégantic :( pois as trilhas de acesso são difíceis (faltou preparo da nossa parte) e o acesso de carro é mais restrito, mas ter subido o St-Joseph já valeu!! (Disclaimer: fomos ao topo de carro, hehe, para subir qualquer uma das montanhas é necessário ir preparado para uma trilha de 3 a 5 horas, nível difícil…

Masss, existem várias outras trilhas tranquilas, com riozinho de água gelada para refrescar o calor da muléstia…

Enfim, foi um fim de semana agradabilíssimo!!

E só não foi melhor por conta de quatro pequenos detalhes e um grande:

1) Os mosquitos;

2) Esqueci meu casaco e passei frio na primeira noite;

3) Não vi o ours noir que cruzou a estrada;

4) Não vi o observatório no Mont-Mégantic;

E o maior detalhe de todos:

Perdi uma grande oportunidade de ver uma aurora boreal… Sim, uma AURORA BOREALIS estava rolando no horizonte e eu NÃO VI!!!

Explicando: existem 2 opções de atividades noturnas de observação de estrelas, uma no observatório no topo do Mont-Mégantic com direito a apreciação do por-do-sol e tudo o mais (a reserva tem que ser feita com muuuita antecedência – perdemos) e uma no ASTROLab na base. Bom, durante a apresentação, um dos guias disse que as chances de ver uma aurora eram boas (eu não botei muita fé, afinal estamos no verão = 1˚ erro)… depois de muito ver estrelas (vários telescópios são montados no exterior, fora que a região é fantástica para observar o céu a olho nu), fomos embora (2˚ erro – se há previsão de aurora tem que ficar de olho até o amanhecer).

Isso eu só fui ver ao chegar em casa (o sinal de celular no parque é muito ruim), mas vamos aos fatos:

– saímos umas 23h e pouco do ASTROLab.

– o status no facebook, postado uns minutos depois:

– e as fotos (também retiradas da página do ASTROLab no facebook):

Acho que não preciso falar mais nada… eu estava com a faca e o queijo na mão e perdi!!! :((((

Mas, apesar de estar chateada, não estou tão chateada assim…

Mont-Mégantic não é  tão longe de Montréal, então eu sei que outras oportunidades hão de surgir!

:)

10 pensamentos sobre “Mont-Mégantic, ou de como eu perdi uma aurora boreal…

  1. Ju,
    Acompanho seu blog “desde sempre” (veja a “intimidade” de te chamar de Ju)… Mas este post foi de arrepiar… Eu morro de vontade de ver uma Aurora Boreal também, só de ver as fotos arrepia!!!! E também é muito engraçado, eu faço alguma atividade, chego em casa e vejo um post seu… E várias vezes eu falo em voz alta…. “Peraí, eu tb estava lá!!!” Um desses momentos foi na Fête de Neige do ano passado… Eu estava alguns metros atrás de onde vc postou a foto do palco do pessoal que tocou música disco. Fingi que não era comigo o seu comentário sobre os “possíveis vizinhos barulhentos estudantes da McGill”, pois eu começo um curso no Mac Campus em setembro. Acabei de ver o blog (sem usar o Google reader) e vi que você também estava no show do Beirut… É muito legal :)

    Fica tranquila que você vai conseguir ver a Aurora Boreal, uma bem linda :)

    Um abraço

    • Adorei seu comentário!!

      E poxa… tanta coincidência e a gente ainda não se esbarrou por aí!?

      :)

      Ah, pode me chamar de Ju sim!! E fica o convite para tomarmos um choco chaud (ou algo mais refrescante se estiver calor) quando vc começar as aulas por aqui…

  2. Que máximo!!! Morri de inveja:)
    Sempre quis acampar e nunca fui, nunca tive oportunidade de fato e mon mari não parece nem um pouco inclinado a fazer algo assim, que sabe em um país onde essa atividade é mais comum e a infra melhor ele não se anima.
    Vc ainda terá outras oportunidades de ver a aurora boreal!!!E de repetir experiências como essa!
    Abração!

Deixe um comentário

