O 1˚ de julho …

Ou das razões para eu achar esse negócio de ‘dia da mudança’ umas das maiores babaquices do Québec*…

Razão 1 – O superfaturamento…

Quem muda no 1˚ de julho gasta uma fortuna com mudança… exemplo meu: ano passado mudei no primeiro de junho, gastei uns $80 com aluguel do caminhão… nessa mudança: gastei $300… ainda choro pelo dinheiro derramado… (poderia listar todas as condições chatas que me foram impostas para alugar o caminhão, inclusive um depósito de $100, cash, mas estou tentando esquecer)…

Razão 2 – Existe uma grande oferta de apartamentos, massss…

A qualidade dos mesmos nem sempre é boa, ou vc nem sempre consegue perceber direito a roubada em que você está se metendo… Novamente, exemplo meu: apartamento antigo, quando fui ver, a quantidade enorme de tapetes no chão não me deixaram ver o estado precário do piso de madeira (eu definitivamente não sou o tipo de pessoa que sai levantando tapete alheio para ver o estado do piso) – e que provavelmente também eram usados para melhorar o isolamento acústico do apê (coisa que, também, só fui descobrir depois); desta vez, na hora da busca, fugi de apartamentos com muito tapete e dei preferência a apartamentos em reforma (acabei alugando um que estava habitado, mas o rapaz não tinha mobília quase nenhuma então deu para ver bem o estado da coisa antes de assinar o bail).

Razão 3 – Coordenar mudança…

Normalmente se muda para um apartamento previamente habitado (foi assim nas duas vezes – queria a todo custo escapar dessa chatisse mas não consegui). Isso envolve muita coordenação com todos os envolvidos… e tudo vira um balaio de gato pq tem sempre  fulano dependendo de sicrano sair primeiro, que por sua vez, dependo de beltrano se mudar… olha… isso é um saco…

Razão 4 – 1˚ de julho é verão… com um belo feriado uma semana antes…

Acho que isso é uma das coisas mais tristes… hehe… pq vc acaba perdendo boa parte das coisas legais que acontecem tanto no Canada Day quanto no St Jean Baptiste para cuidar da mudança…

E, óbvio, ter que fazer mudança no calorão também não é nada agradável…

Razão 5 – Uma vez que você entra no ciclo do 1˚ de julho você não consegue sair…

Ou até consegue, se repassar seu bail… mas eu confesso ter medo de não achar alguém para sublocar ou assumir meu contrato e acabar morrendo com 2 aluguéis (por mais que os $300 doam no bolso, 2 alugueis doem mais)… Só não me mudei antes do apê anterior por conta disso… medo de não achar alguém que o quisesse (o que no fim foi bobagem, pq, mesmo o apê estando bem longe de ser perfeito, ele foi alugado sem nem terem colocado plaquinha na frente do prédio).

Enfim… espero do fundo do meu coração não ter que sair daqui até comprar alguma coisa… E o que me faria sair daqui? O retorno dos estudantes (Ste Anne é uma cidade universitária por conta do campus da McGill – tenho um pouco de medo das festas e babadinhos estudantis e do barulho que eles podem trazer) e os vizinhos (sinto que eu tenho um vizinho chato)…

:)

* E sim, dirigi o caminhão (por algumas quadras apenas… hehe – era para eu ter dirigido o percurso todo, mas meus nervos ficaram em frangalhos nessas poucas quadras… eles definitivamente não aguentariam dirigir esse trambolho pelas ruas super estreitas de Ste Anne… valeu L. que de última hora pode ajudar e que dirigiu o caminhão para mim!!).

Anúncios

6 pensamentos sobre “O 1˚ de julho …

  1. Concordo contigo plenamente!
    Tinha até ensaiado escrever algo sobre isso, mas acho que o seu texto sintetizou quase tudo em perfeição! Já mudamos três vezes por aqui, duas em Ontário e uma em Québec, agora em setembro será a quarta, mais uma em Québec, e espero ser a última antes de comprarmos algo nosso.
    E percebi o quanto está data é uma armadilha e inflaciona tudo, mas com um pouco de perseverança a gente consegue fugir dela, deixa isso mesmo só para os québécois, que usam está data para evitar de comemorar o Canada Day. Que a gente vai sair de vermelho pela cidade!

  2. eu tb moro num canto paradisiaco (Île des Soeurs) mas acredite, trabalhar em Montréal e morar mais afastado é sinônimo de estresse :-(
    Minha média diaria de trânsito é 45min na ida (8 da manha, de carro) e 1h na volta (18h, pos academia, de bus+metrô)
    Tentamos ver apês em Ste-Anne, mas trabalhando em Parc-Extension o trajeto casa-trabalho seria uma tortura de quase 2h …. sou paulistana, com trauma profundo de trânsito e afins ….

    por isso meu sonho-mor é voltar para o interior! (prospectamos o Bas St-Laurent dessa vez)
    quando morava em Témiscaming (Abitibi-Témiscamingue) meu trajeto entre casa e trabalho era de apenas 3 minutos de carro, ou 12min a pé.
    enquanto o retorno ao interior nao vem, me contento com 2 anos temporarios na capital, onde morarei pertinho da faculdade ….

    • :)

      Pois é, também sou traumatizada com trânsito e o de Montréal (apesar de ser bem melhor que o paulistano) já é demais para mim… Se eu trabalhasse no centreville, usaria o trem, tranquilamente, só para fugir do trânsito da 20 / 40 e 15, mas quando vc começa a colocar baldeações e transferências no trajeto, também perde-se qualidade de vida (que para mim está super ligada ao tempo em que eu não passo no trânsito ou no transporte público)

      E que bom que você vai para algo mais próximo do que considera ideal. 2 anos voam!! (e, curiosamente, se eu resolvesse viver en région, Rivière-du-Loup seria uma das cidades a ser prospectada, com certeza :)

  3. Ju, nesse formulário você pode sim pedir para ter o seu nome como de fato é. Mas pra encurtar não pode a menos que haja base legal. Agora, em todos os outros docs como carteira de motorista e mesmo passaporte, você decide quais nomes e sobrenomes quer colocar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s