Nos casseroles contre la loi spéciale!

Hoje às 8 horas ouvi um barulho bizarro dentro de casa… fiquei extremamente confusa… seriam as crianças brincando nos fundos do prédio!? Não era… Ainda confusa, prestando atenção no som, que parecia vir de tudo quanto é lugar, pensei: um panelaço!? Mas aqui na minha rua?! Não faz sentido algum… moro perto da UdeM, mas nem tanto… não havia justificativa alguma para estudantes marcharem na rua de casa com panelas na mão (faria mais sentido uma marcha na Edouard-Monpetit, Jean-Brillant ou Cote-Ste-Catherine, por exempl0)… resolvi sair de casa para averiguar… não havia uma alma viva na rua… só o barulho das panelas batendo (santa falta de isolamento acústico, Batman!). Aceitando a derrota do meu lado investigadora, resolvi voltar pra casa e pesquisar no pai-dos-burros o que estava acontecendo… e aí eu descobri que a barulheira se trata de um panelaço contra a Lei 78 (english / français). E eu adorei a idéia!! Tanto que pretendo aderir!

Por que, se eu não tenho um posicionamento com relação a paralização dos estudantes, eu tenho um posicionamento bem claro a respeito da Lei 78 – sou totalmente contra!! Pra mim ela representa tudo o que o Charest tem de ruim… ela é vaga, discricionária, restritiva, inconstitucional, facista, assassina de direitos fundamentais, etc… e não sou apenas eu quem acha isso… Olha só o comunicado do Barreau du Québec sobre a lei.

Enfim, a partir de amanhã, baterei panela por 15 minutos, começando às 20h, em protesto. Definitivamente o Québec onde existe uma lei dessas não é o Québec que eu quero.

:)

7 pensamentos sobre “Nos casseroles contre la loi spéciale!

  1. E como está a situação aí?Eu li algumas coisas sobre o assunto e tal. Mas estando longe não dá para se ter uma idéia “real”. NInguém está indo as aulas? Pararam com as aulas nas universidades? Eu li em algum lugar que agora as aula só retornarão em Agosto. Não sei se é verdade isso.
    Alguns (brasileiros) disseram que esse boicote parece com as manifestações que os estudantes fazem – volta e meia – na USP. Não sei dizer porque tb não estou nem aí e nem moro em Sampa rs. Sei que a província de Québec tem as menores taxas destinadas a educação em relaç”ao as outras províncias porém sei que no Québec paga-se muitos impostos.
    Fugindo do assunto um pouco …. tb nunca entendi porquê eles cobram 5x mais para estudantes estrangeiros. Mas também sei que em comparação aos US o ensino superior no Canadá é mais barato.
    Se eu estivesse aí rs esse assunto daria um bom Pitaco haha (meu canal que vai sair no youtube/ e blog tb haha)Bom findim!!! Bjs

    • Até onde sei:
      – nenhum CEGEP ou Universidade anglófona parou.
      – Não sei os dados dos CEGEPS francófonos, mas li que uns 30% da UdeM estão com as aulas completamente paradas e que a UQAM foi a mais afetada (não lembro exatamente a porcentagem, nem sei apontar exatamente onde encontrei esses dados, provavelmente na Gazette – em alguma reportagem tentando entender a greve como uma questão de lingua também)
      – Se se parecem com as manifestações dos estudantes da USP eu não sei… considerando a ultima greve de estudantes da USP que eu me lembro, acho que em ambos os casos a mídia foi extremamente parcial… acho que é a única comparação que eu consigo fazer… não consigo comparar nem os conflitos estudantes e polícia… no Brasil, o normal para uma greve de estudantes é invadir reitoria e os protestos ficam normalmente concentrados dentro dos campi… aqui é um pouco diferente, as manifestações são na rua, qualquer manifestação… dos estudantes ao povo pedindo paz para o país X, Y ou Z… e é aí que a lei 87 aperta o meu calo já que o meu (e o de todos na Belle Province) direito de associação e manifestação foi restringido… Enfim… o assunto dá pano pra manga!! hehe

  2. Ju, eu sou totalmente a favor, do seu post.
    Tb nao tenho posicionamento com relação à greve, não estou nem de um lado nem do outro, mas uma coisa é certa: essa lei é completamente absurda e não reflete a imagem do país que eu escolhi pra morar.
    Dê umas batucadas na sua casserole por mim tb!
    Bjos

Deixe um comentário

