Coxinha…

Depois de falar tando de coisas da Terra Brasilis… não é que deu vontade de comer coxinha!?!?! hehehe

E se eu até entendo a larica de muita gente, a questão da dificuldade de se comer coxinha sempre me deixou com a pulga atrás da orelha (o mesmo vale pra a questão do arroz e feijão e da panela de pressão, by the way)… afinal, a receita é fácil, todos os ingredientes são vendidos em qualquer lugar (menos o catupiry, claro), pq as pessoas iriam pensar que é difícil de comer coxinha aqui?!? (ou em qualquer outro lugar do mundo, diga-se de passagem)…

Ok… ok… talvez a minha realidade seja um pouco diferente, afinal, faço parte de uma família onde as pessoas gostam de cozinhar e de fazer tudo “from scratch”… do pão, ao macarrão, a bolacha, ao catchup, ao sonho, ao churro, ao sabão, a linguiça, aos salgadinhos e bolo de festa… tudo caseiro… então, se não existe a facilidade de comprar, a gente mesmo faz… sem problemas…

E nesse espírito de “a gente mesmo faz”, quero compartilhar a receita de massa de coxinha da minha tia Janete… eu tenho tido um pouco de problema ao tentar algumas receitas do Brasil, principalmente as receitas da minha mãe… mas a de coxinha deu super certo!! E como eu falei, é super fácil*…

Voilà:

Massa para coxinha da Tia Janete

Ingredientes

3 copos de água

3 colheres (sopa) de manteiga

3 tabletes de caldo de galinha

3 copos de farinha de trigo

* Eu substitui a água + caldo de galinha em cubinhos pelo caldo de galinha líquido (os mesmos 3 copos – usei o caldo do cozimento do peito de frango para o recheio + caldo de frango de caixinha para completar a medida)… dá no mesmo…

Modo de preparo

Coloque a água, a manteiga e o caldo de galinha em uma panela e deixe ferver. Retire a panela com o caldo fervendo do fogo  e acrescente a farinha de trigo**. Mexa bem*** até dar o ponto de enrolar (a farinha vai cozinhar e a massa vai soltar da panela). Espere esfriar um pouco para poder montar as coxinhas (eu faço uma bola, furo a bola com o dedo e vou aumentando o buraco até a massa ficar na espessura da minha preferencia, recheio, fecho e acerto o formato).

Coxinhas feitas, prepare um mingau de água com farinha de trigo (não precisa ser muito grosso). Passe as coxinhas no mingau e em seguida na farinha de rosca. Reserve.

Frite (ou congele e espere para fritar quando der larica).

Enjoy!

:)

* Levei uma hora entre separar os ingredientes (o recheio já estava pronto) até as coxinhas estarem prontas para serem fritas… nessa uma hora eu estou incluindo o tempo que esperei a massa esfriar…

** É bom dar uma checada e corrigir o sal do caldo antes de acrescentar a farinha de trigo…

*** Colher de pau é essencial…

Um pensamento sobre “Coxinha…

Deixe um comentário

