SAAQ…

Hey peeps!

Ontem, além de saber que Arcade Fire vai tocar de graça em Montréal, também criei vergonha na cara e comecei minha démarche para tirar a carteira de motorista dessas terras… fiz a prova teórica e fui aprovada!

Bom, e qual a razão de eu ter demorado? Priorização de necessidades… hehehe… meu foco inicial era o emprego (e eu consegui bem rápido, ainda bem!). Só que, a partir do momento que se consegue um emprego, ficar faltando e não ser remunerada (no caso do primeiro emprego) ou ficar tirando personal days logo de cara (no caso do segundo) estavam fora de cogitação para mim… infelizmente, se gasta muito tempo com essa burocracia toda e, então, eu procrastinei… hehehe… até chegarem as minhas férias…

Todas as informações de como transferir a carteira de motorista estão no site da SAAQ (e ao ligar para marcar o primeiro rendez-vous a atendente repete todas as informações do site, além de indicar a bibliografia), e, pelo que tenho visto (leia-se, datas que estavam disponíveis para mim), o tempo de espera no agendamento para a SAAQ da Henri-Bourrassa no momento é de uns 30 a 45 dias, mais ou menos (vc pode tentar ligar até encontrar uma desistência com uma data mais próxima, mas isso vai muito da sorte…).

Bom, e o que eu achei da SAAQ até agora? Eficiente, já que tudo é processado por meio de código de barras, mas não deixou de ser demorado e burocrático… esperei bastante, passei por n guichês, enfim…

E a prova? Bom, tirando o fato que eu pedi para fazer a prova em inglês e acabei fazendo em francês, acho que não tem muito segredo… estudar faz bem, e, usar o bom senso na hora de responder o que não souber também ajuda… no meu caso, ter estudado só em inglês deu uma prejudicada já que eu não sabia os termos em francês para o farol e lanterna e isso caiu em algumas questões… hehehe…

Ah, outra coisa que mudou: os computadores!! Já tinha lido em alguns blogs sobre os computadores caquéticos da SAAQ mas agora a coisa está phyna!! Computadores com tela touchscreen e tudo o mais… muy chique!!

Coisas que me ajudaram:

Teste no site da SAAQ. Questões muito parecidas com as da prova

Site com testes. Não são muito parecidas, mas é uma boa ajuda para lembrar das regras de trânsito… Afinal, o negócio não é só passar… É conhecer as regras e aplicá-las no volante… ;)

Para aprender com os meus erros:

– Mesmo que vc decida fazer a prova em inglês, não deixe de estudar um pouco em francês…

– Não demore mais de 6 meses para fazer a transferência… eu demorei e, para não viver na ilegalidade (a carteira brasileira vale pelos primeiros 6 meses de residência permanente), paguei por uma licença de aprendiz ($52) para poder ir treinando a direção até a hora da prova (ontem caiu a ficha: estou há um ano sem dirigir!!)…

É isso… assim que passar no exame prático venho aqui contar para vocês!

:)

Deixe um comentário

