Fête National du Québec…

Brincadeiras à parte com os bonecos que não são os de Olinda, com o cavalinho que não é bumba meu boi e com a bateria (que só tinha 1 brasileiro! Valeu Ellen pela informação!! Gostei mesmo de saber!), achei a Fête National muito, mas muito xôxa… e não foi por conta da chuva…

Não sei exatamente o por quê, mas esperava mais… queria ver o Vieux Port decorado, as principais avenidas cheias de bandeiras e de azul e branco… não tinha absolutamente nada… e, para uma nação (sim, o Québec é uma nação, mas não acho que ele deva ser um país – e não, não quero discutir o meu ponto de vista sobre o separatismo) que cria um hino como o Ô Kébèc, que se muda no Canada Day, que repete ad nauseum a história do québecóis sofredor na mão dos anglófonos, a Fête National seria a data ideal para propaganda, não? Aparentemente não…

Eu basicamente vi o desfile de bonecos e passei um tempinho no Parc Maisonneuve… no desfile fiquei sentada na arquibancada (e devo ter aparecido algumas vezes na TV… kkkk). E essa experiência por si só foi interessante… televisão é uma merda em tudo quanto é lugar… primeiro pq o diretor jogou a imigrantaiada toda para a parte alta e deixou os quebécois na frente, perto das câmeras… como quase ninguém tinha bandeirinha, do nada surgiram várias, junto com balões para as crianças (único momento ‘propaganda’ que eu presenciei) e vira e mexe o diretor gritava para o povão animar… deve ser a mesma coisa fazer parte da platéia do Domingão do Faustão…

Mas o desfile em si foi legal (eu adoro essas paradas… St-Patrick e Nöel, por exemplo… mas nem todos gostam… elas não são ultraanimadas, eu pessoalmente acho que falta música e, se alguém for esperando algo como um carnaval brasileiro, aí a decepção vai ser maior ainda… hehehe) É programa bem família, para o meu lado senhorinha.

Os bonecos representam figuras locais como:

Jacques Cartier
Maisonneuve
Papineau
René Lévesque

E também outras figuras queridas pelos québécois como:

Louis Cyr que, a seu tempo, era o homem mais forte do mundo (aprendi isso com Paul)

Maurice Richard
Fora bonecos, muita gente (adolescentes, em sua maioria) vestindo trajes típicos e mostrando um pouco da cultura local… 

]
Estou oficialmente com saudade do inverno… detesto chuva…
Depois do desfile, as festividades continuaram no Parc Maisonneuve… muita opção de comida, música québécoise e bastante gente, mesmo com a chuva!

Uma das poucas alterações visuais que eu vi por conta da Fête… 

Eu fui!! E depois fico me perguntando pq gastei meu rico dinheirinho… hehe…

Queria ter assistido os shows da noite, mas tinha Cirque du Solei para ir…

:)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s